quinta-feira, 5 de setembro de 2013


Paineira-branca
 (Chorisia glaziovii)

Paineira-branca (Chorisia glaziovii) é uma árvore da Família Bombacaceae, de origem brasilelira, com ocorrencia natural no Nordeste brasileiro, nas caatingas hipoxerófilas (agreste), e em áreas de terreno acidentado. Também ocorre na caatinga arbórea do médio vale do Rio São Francisco.


Conhecida também por barriguda (em função de seu tronco entumecido, com mais de um metro de diâmetro). 

Com uma copa ampla e bastante ramificada, esta paineira chega a medir entre 15 e 18 metros de altura. Dá um fruto em cápsula elipsóide (parecido, no formato, a um pequeno abacate), que contém muitas sementes pretas envoltas por fibras (a chamada "lã da barriguda").

Apesar do terreno árido, esta árvore é muito suscetível ao deterioramento. Tanto que a sua madeira é aplicada apenas para a caixotaria. De uso prático, sua lã é empregada no enchimento de travesseiros, colchões e estofamento de móveis. 

Quando em flor, é extremante ornamental e, por isso, usada em paisagismo. Felizmente, apesar de produzir uma quantidade moderada de sementes (normalmente levadas pelo vento), seu desenvolvimento é rápido. Quando floresce, no final do período chuvoso (entre maio e junho), fica totalmente desfolhada. Seus frutos amadurecem entre julho e agosto. 


Fonte: "Árvores Brasileiras - Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil", volume 2, de Harri Lorenzi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário