quinta-feira, 5 de setembro de 2013


Ingá 
(Inga edulis)

O Ingá é de Originária da Amazônia e Mata Atlântica. São conhecidas popularmente como ingá-cipó, ingá-xixi, ingá-xixica, ingaí


O ingazeiro-cipó é uma árvore frutífera ocasionalmente cultivada e abundante em seu habitat natural na floresta pluvial atlântica desde o Nordeste até o Sudeste, principalmente na região amazônica, onde é bastante comum.

Existem várias espécies deste fruto na Amazônia brasileira, porém cerca de 4 a 5 são comestíveis, encontrados em árvores de grande porte que podem atingir 15 m de altura.

Possui flores aglomeradas de coloração branco-esverdeada e o fruto é longo, linear, atingindo até 1 m de comprimento, de coloração verde-pardacenta. Polpa branca, fibrosa, que envolve sementes negras e brilhantes, de consistência macia e sabor adocicado, é consumido in natura e muito apreciado.

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Alimentos regionais brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

LORENZI, Harri et al. Frutas brasileiras e exóticas cultivada: de consumo in natura. São Paulo, Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2006.

3 comentários:

  1. Onde se encontra essa fruta para comprar em São Paulo, por favor?

    ResponderExcluir
  2. Onde se encontra essa fruta para comprar em São Paulo, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fernando. Não faço idéia de onde encontrar ai em São Paulo. Aqui em Santa Catarina, próximo minha casa, havia um pé de Ingá, mais foi derrubado. Um Abraço.

      Excluir