sexta-feira, 30 de agosto de 2013


Téu-téu-da-savana 
(Burhinus bistriatus)

O téu-téu-da-savana é uma ave charadriiforme da família Burhinidae.


Características

Mede 43cm de comprimento e pesa até 700g. Ave curiosa, semelhante em aparência as abetardas, do Velho Mundo. Seu nome é onomatopéico e aparentemente vocaliza apenas durante a noite, uma vez que é ave crepuscular.

Alimentação

Forrageia bicando no solo, presas, como pequenos roedores, lagartixas, minhocas e vermes.

Reprodução

Nidifica em cavidades que o casal escava no solo, chocando dois ovos.

Hábitos

Localmente comum, vive nos campos limpos de Boa Vista, Roraima e de áreas de campinarana do Amapá, adentra, por vezes, as monoculturas de Pinus ou em terras recém-aradas. Aproxima-se de áreas habitadas, estradas e campos de aterrissagem de aeronaves em fazendas. Quando são perseguidas, deitam no solo esticando a cabeça como as emas. Seus olhos refletem o farol dos carros na auto-estrada ao anoitecer e muitos indivíduos aparecem atropelados.

Distribuição Geográfica

Presente em Roraima, Amapá, norte do Amazonas e região de Belém. Expande sua área de ocorrência em direção ao Amazonas pela abertura de áreas florestadas para pastagens. Excepcionalmente, alcança as áreas ao sul do estuário do Rio Amazonas, chegando a Belém do Pará e ao estado do Ceará (dois únicos registros). Também ocorre na Venezuela, Colômbia e Guiana.

Ver: Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário