terça-feira, 13 de agosto de 2013

Polvo-gigante-do-pacífico 
(Enteroctopus dofleini)

O polvo-gigante-do-pacífico, é um grande cefalópode pertencente ao gênero Enteroctopus. É encontrado na costa do Pacífico Norte, geralmente a uma profundidade de cerca de 65 m. No entanto, pode viver em águas muito mais rasas ou muito mais profundas. É sem dúvida a maior espécie de polvo, com base em um registro científico de um espécime de 71 kg pesado vivo.




Os polvos-gigantes-do-pacífico, são distinguidos de outras espécies pelo seu tamanho. Os adultos geralmente pesam cerca de 15 kg, com uma envergadura de até 4,3 m. No entanto, existem registros altamente questionáveis de espécimes de até 272 kg de peso com uma envergadura de 9 m.

O corpo do polvo é mole e sem esqueleto interno. Contraindo ou expandindo pequenos grânulos contendo pigmento dentro de células conhecidas como cromatóforos em seu tecido, um polvo pode mudar a cor de sua pele, dando-lhe a capacidade de se misturar ao ambiente.

A dieta do polvo-gigante-do-pacífico normalmente é composta de camarões, caranguejos, vieiras (uma espécie de molusco), abalones (uma espécie de molusco), mariscos e peixes. Eles já foram observados em cativeiro capturando cação-bagre (Squalus acanthias, uma espécie de tubarão) de até 0,9-1,20 m de comprimento. 

Além disso, carcaças consumidas dessa mesma espécie de tubarão foram encontradas em excrementos de polvos-gigantes-do-pacífico na natureza, dando fortes evidências de que esses polvos predam tubarões em seu habitat natural.

Mamíferos marinhos como focas, lontras-marinhas e cachalotes dependem do polvo-gigante-do-pacífico como uma fonte de alimento. O polvo também é pescado comercialmente nos Estados Unidos.

O polvo-gigante-do-pacífico tem vida curta para um animal do seu tamanho, com uma expectativa de vida média de apenas 3-5 anos na natureza. Para compensar seu tempo de vida relativamente curto, o polvo é extremamente prolífico. Pode colocar até 100.000 ovos que são intensamente cuidados pelas fêmeas, que morrem protegendo seus ovos. 

Os filhotes são aproximadamente do tamanho de um grão de arroz, e poucos chegam à idade adulta. Durante a reprodução, o polvo macho deposita um espermatóforo (cápsula de espermatozóides) com mais de 1 m de comprimento. Grandes espermatóforos são característicos de polvos neste gênero.

Os polvos são muito inteligentes, provavelmente mais do que qualquer outra ordem de invertebrados. A exata dimensão de sua inteligência e capacidade de aprendizagem é muito debatida entre os biólogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário