quinta-feira, 29 de agosto de 2013


Pica-pau-de-banda-branca

O pica-pau-de-banda-branca é uma ave piciforme da família Picidae. Também conhecido com pica-pau-de-topete-vermelho.

Apresenta 2 subespécies no Brasil:

Dryocopus lineatus lineatus.
Dryocopus lineatus erythrops.

Características

Mede cerca de 33 centímetros de comprimento, com topete e estria malar vermelhos, asas, peito superior e lados da cabeça pretos, faixa branca que se estende do bico às laterais do peito, garganta manchada, mácula escapular branca e barriga branca barrada de preto.


O macho apresenta a região anterior da cabeça e uma faixa próxima ao bico de cor vermelha; a fêmea possui a região anterior da cabeça preta e não tem a faixa vermelha. Na subespécie Dryocopus lineatus erythrops pode faltar a mancha branca escapular.

Alimentação

Alimentam-se de insetos, larvas, sementes e frutos. Sua alimentação é principalmente a base de insetos, especialmente brocas da madeira. Para encontrar a galeria vai dando batidas curtas na madeira até delimitar o final do túnel escavado pela larva. 


Nesse ponto, começa a dar fortes pancadas inclinadas, retirando lascas grandes da madeira até chegar ao canal. Retira a larva usando a longa língua, pegajosa e com cerdas na ponta, parecendo uma flecha. Procura formigas (Azteca sp.), seus ovos e pupas, perfurando galhos de embaúba (Cecropia sp.). Gosta também de frutas, como o abacate.

Reprodução

Vive em pares ou em grupos familiares, com o macho e a fêmea tamborilando em seqüência longa e baixa. Na época de reprodução, ele escava um buraco em uma árvore da borda da mata ciliar, voltando para a abertura. Desta maneira, pode entrar e sair sem ser atrapalhado por galhos. As fêmeas desta espécie de pica-pau põem em média de 2 a 3 ovos, e o macho participa dos cuidados com a prole.


Hábitos

Habita o interior e as bordas de florestas altas, capoeiras, cerrados, campos e plantações com árvores esparsas. Vive solitário ou aos pares, arrancando a casca e “martelando” troncos e galhos maiores em busca de insetos, tanto em árvores vivas como mortas. Dormem sempre em ocos, onde também se abrigam da chuva pesada; alguns elaboram cavidades que servem para dormir. Recolhem-se cedo para dormir.

Distribuição Geográfica

Presente em todo o Brasil e também do México à Bolívia, Paraguai e Argentina.

Fonte: Wikiaves / Foto: Cristian Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário