quinta-feira, 29 de agosto de 2013


Pavãozinho-do-pará
 (Eurypyga helias)

O Pavãozinho-do-pará é um Gruiforme da família Eurypygidae. Conhecido também como Pavão,pavão da várzea e Pavão-papa-moscas.


Mede cerca de 48 cm de comprimento.

Alimentação

Alimenta-se de insetos, rãs, peixinhos, caranguejos e outras pequenas presas, que obtém à beira d'água ou revirando o chão da floresta. Caça com olhos fixos na presa, avançando com cautela e fazendo com a cabeça movimentos em ziguezague para, de repente, apanhá-la com o bico.

Reprodução

Faz ninho em forma de tigela rasa, na ramagem acima ou próxima da água, utilizando folhas, raízes, musgos e lama. Põe 1 ou 2 ovos grandes, amarelados, com pintas castanhas e cinzentas. 

Macho e fêmea chocam os ovos durante 26 a 27 dias, cada um alternando durante dois dias, sem intervalo. Os filhotes já nascem emplumados e ficam cerca de 23 dias sem sair do ninho. 

Para proteger seu ninho, finge-se de ferida ou, então, mostrando toda a beleza de sua plumagem, abre as asas com imponência e emite um som parecido com o de uma cobra.

Hábitos

Habita beiras de rios e igarapés no interior da floresta densa e emaranhados de vegetação à beira d'água. Vive solitário ou aos pares, andando lentamente pelas margens de igarapés ou locais de solo úmido, porém raramente entra na água. Costuma cantar no início da manhã ou no final da tarde. Seu vôo é baixo e silencioso, como o de uma ave noturna.

Distribuição Geográfica

Presente na Amazônia, estendendo-se em direção sul até o norte do Mato Grosso (ao norte do Pantanal) e Goiás, e a leste até o Piauí. Encontrado também do México ao norte da Argentina e Uruguai.

Fonte: Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário