terça-feira, 13 de agosto de 2013

Ostra-gigante
 (Tridacna gigas)

A ostra-gigante é o maior molusco bivalve do mundo e também uma das espécies de ostras mais ameaçadas. Sendo uma das grandes espécies de ostras nativas de recifes de corais de águas rasas do sul dos oceanos Pacífico e Índico, elas podem pesar mais de 200 kg, medir até 1,20 m de diâmetro e viver em média 100 anos ou mais na natureza. São encontradas também fora da costa das Filipinas, onde são chamadas de taklobo, e no sul do Mar da China nos recifes de coral de Sabah (Bornéu Malaio).


A maior ostra-gigante conhecida da espécie Tridacna gigas media 1,37 m. Ela foi descoberta por volta de 1817 na costa oeste de Sumatra. O peso das duas conchas era de 230 kg. Isso sugere que o peso do animal vivo era de aproximadamente 250 kg. Hoje, essas conchas estão em exposição em um museu da Irlanda do Norte.

A ostra-gigante vive em corais lisos ou corais quebrados e pode ser encontrada em profundidades de até 20 m. Sua área de ocorrência abrange o Indo-Pacífico, mas as populações estão diminuindo rapidamente e a espécie está extinta em muitas áreas onde era comum.

O tecido do manto da ostra-gigante atua como um habitat para a simbiótica alga unicelular dinoflagelada (zooxanthellae) de onde a ostra obtém sua nutrição. Durante o dia a ostra abre sua concha e estende o tecido do seu manto de modo que as algas recebem a luz do sol que elas precisam para a fotossíntese.

As algas são uma fonte suplementar de nutrição das ostras-gigantes. Essas plantas consistem de algas unicelulares, cujos produtos metabólicos adicionam alimento aos filtros da ostra. Como resultado, elas são capazes de crescer cerca de 100 cm de comprimento mesmo em águas pobres em nutrientes de recifes de coral. As ostras cultivam algas em um sistema circulatório especial que lhes permite manter um número substancialmente alto de simbióticos por unidade de volume.

A principal ameaça para a ostra-gigante provavelmente seja a intensa exploração de navios de pesca. Grandes ostras-gigantes são mortas porque são mais rentáveis. A ostra-gigante é considerada uma iguaria no Japão (conhecida como Himejako), França, Sudeste Asiático e muitas ilhas do Pacífico. No mercado negro as conchas são vendidas como objetos de decoração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário