quinta-feira, 29 de agosto de 2013


Maleo
( Macrocephalon Maleo )

O Maleo ( Macrocephalon Maleo ) é um megapodiídeo de tamanho médio (aproximadamente 55 cm), negro com pele facial amarela sem penas, íris castanho-avermelhada e abdômen rosa-salmão. A cabeça é ornamentada com um xoque negro. 


Os pés azul-acinzentados tem quatro longas garras afiadas, separadas por uma pele membranosa. Os sexos são quase idênticos com fêmeas ligeiramente menores e menos vistosas.

Única espécie do gênero monotípico Macrocephalon, o Maleo é endêmico das ilhas de Sulawesi e Buton, na Indonésia. É encontrado nas terras baixas tropicais e florestas nas colinas, mas tem ninhos nas áreas arenosas abertas, solos vulcânicos e praias que são aquecidas pelo sol ou energia geotérmica para incubação.

Os ovos do Maleo são grandes, cerca de 5 vezes o tamanho daqueles de uma galinha doméstica. A fêmea coloca e cobre cada ovo em um buraco fundo na areia e permite a incubação ocorrer por aquecimento solar ou vulcânico. 

Depois que eles chocam, as jovens aves abrem seu caminho pela areia e se escondem na floresta, sendo capazes de voar e totalmente independentes. Elas precisam encontrar comida e defenderem-se de predadores como lagartos, pítons, porcos e gatos selvagens.

O Maleo é monogâmico, e os membros do par ficam próximos entre si o tempo todo. Sua dieta consiste principalmente de frutas, sementes, formigas, cupins, besouros e outros invertebrados pequenos.

Desde 1972, esta espécie tem sido protegida pelo governo Indonésio. Devido à perda de habitat, alcance limitado, alta mortalidade das crias e sobre-caça em certas áreas, o Maleo é avaliado como Em Perigo na Lista Vermelha da UICN de Espécies Ameaçadas.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário