quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Estrelinha-ametista
 (Calliphlox amethystina)


O estrelinha-ametista é conhecido também como tesourinha, beija-flor-mosca (Rio Grande do Sul), besourinho-ametista e besouro-zumbidor.



Características

O macho mede cerca de 8,6 centímetros de comprimento e a fêmea 7,5 centímetros. O macho tem garganta e lados do pescoço vermelho-ametista-brilhante, barriga branca e cauda bifurcada e a fêmea possui garganta e barriga brancas, cauda curta e não bifurcada.

Alimentação

Pequenos insetos e néctar.

Reprodução

Em sua exibição para a fêmea, durante o período reprodutivo, o macho voa para frente e para trás executando um movimento pendular, cantando e chamando a atenção pelo estranho zumbido que produz. Seu ninho é pequeno, em formato de xícara, preso em grandes galhos de árvores isoladas na borda da floresta, a cerca de 15 metros de altura. Põe 2 ovos.

Hábitos

Habita bordas de florestas altas, clareiras, caatingas, cerrados, jardins e campos com árvores. Vive geralmente solitário, desde o estrato arbustivo mais baixo até a copa das árvores. Voa como um besouro, batendo as asas até 80 vezes por segundo. É mestre em vôos ascendentes e para trás.

Distribuição Geográfica

Todo o Brasil, sendo relativamente comum nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Encontrado também das Guianas e Venezuela ao Paraguai e Argentina.

Foto: Jarbas Mattoshttps://flic.kr/p/aKDnRH

2 comentários:

  1. Essa foto é de autoria do meu amigo Jarbas Mattos! Por favor, ao usar uma foto, deve-se pedir a devida autorização e citar o autor. O uso não autorizado e sem os créditos, é passível de sanções, como a retirada do ar do blog e até processo judicial. Creio que a sua intenção é boa em divulgar as belezas da natureza, mas tem que ter cuidado com essas questões legais. Pode dar uma bela dor de cabeça. Fora isso, está bacana o trabalho, é importante compartilhar conhecimento, pois só se preserva aquilo que se conhece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma bela foto e com toda certeza merece ser creditada...foi um belo trabalho. Eu admiro muito.

      Entendo isso sobre marcação de fotos, e sou totalmente a favor. Mais nem sempre consigo achar o autor (fotografo) da imagem. Mais eu agradeço sinceramente, e irei colocar o nome do responsável por esta bela imagem. Obrigado.

      Tem muitas imagens que não está devidamente usada, mais não por falta de interesse ou por não querer postar autoria, sinceramente é por que não acho. Obrigado.

      Excluir