quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Caneleiro-de-chapéu-preto 
(Pachyramphus validus)


O caneleiro-de-chapéu-preto é uma ave passeriforme da família Tityridae. Também conhecido como caneleira, caneleiro, caneleiro-de-chapéu-negro e caneleiro-de-crista.


Caneleiro-de-chapéu-preto-macho



Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Paraguai e Peru.

O seu canto lembra o dos beija-flores, sendo o canto da femea mais melodioso que o do macho, uma exceção no mundo das aves. Raramente emitem um chamado baixo, anasalado.

Alimentação

Associam-se aos bandos mistos, embora busquem invertebrados e frutinhos de maneira isolada também. Possuem pousos preferidos na mata e, uma vez localizados, deixam-se observar nos longos períodos em que ficam à espreita de insetos em movimento.

Caneleiro-de-chapéu-preto-Fêmea


Reprodução

O ninho, geralmente pendente, chama de longe a atenção por ser uma construção grande, de fibras vegetais, com a entrada na parte lateral e a câmara de ovipostura na parte superior. 

O macho, às vezes, auxilia na construção do ninho, mas só a fêmea incuba os ovos que podem ser verde-oliva, pardo-claros ou cinzas com manchas pardo-enegrecidas. 

O tempo de incubação é, provavelmente, de 18 ou 19 dias e os filhotes são alimentados pelo casal.

Hábitos

Vive em casais, ocasionalmente grupos familiares. Destaca-se na vegetação, gostando de ficar em poleiros expostos acima da mata ciliar, cerradão ou mata seca, bem como logo abaixo da copa e na parte média da mata.

Habitats 

Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude e florestas secundárias altamente degradadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário