segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


Sapo-do-suriname 
(Pipa pipa)

O sapo-do-suriname, conhecido também como sapo-arú, é uma espécie de sapo da família Pipidae. É encontrado na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname, Trinidade e Tobago, e Venezuela. Os seus habitats naturais são florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e pântanos.


A aparência do sapo é mais ou menos como uma folha. É quase totalmente plano, e de uma coloração marrom manchado. Os pés são amplamente palmados com os dedos da frente com pequenos apêndices como estrela. Essa espécie normalmente mede cerca de 10-13 cm de comprimento, podendo atingir 20 cm.

O sapo-do-suriname é uma espécie aquática e noturna. Alimenta-se principalmente de peixes, invertebrados aquáticos, ovos e larvas de anuros.

A reprodução ocorre na estação chuvosa, de novembro a maio. Os machos vocalizam embaixo d'água, emitindo uma série de "cliques". 

A fêmea expele aproximadamente 80 ovos, que o macho coloca em bolsas dérmicas no dorso da fêmea com os pés. Após cerca de 15 semanas, a pele rompe acima de cada cápsula de ovo fertilizado e os pequenos sapos emergem como pequenas réplicas de adultos.

O sapo-do-suriname está classificado pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), como pouco preocupante. 

Não está seriamente ameaçado, mas as populações locais provavelmente são afetadas pela perda de habitat e degradação devido à exploração madeireira, expansão da agricultura e assentamentos humanos.

Fonte: Wikipedia / IUCN / Guia de Sapos da Reserva Ducke

Nenhum comentário:

Postar um comentário