domingo, 17 de fevereiro de 2013


 Mexilhão 
(Mytilus edulis)

O mexilhão (Mytilus edulis ou Mytilus galloprovincialis) é um molusco bivalve da ordem Mytiloida, consumido como fonte de alimento.


Os mexilhões são animais sésseis que vivem nas zonas intertidais, fixos pelo bisso às rochas costeiras. A sua concha é negra azulada, sem ornamentação a não ser as linhas de crescimento. A sua charneira é disodonte. Entre os predadores naturais do mexilhão encontra-se a estrela do mar.

São usados com frequência como indicador de poluição marinha, devido a sua habilidade de filtração aquática como forma de obter nutrientes.

Tal como a ostra, o mexilhão tem a capacidade de produzir pérolas, algumas delas com grande valor no mercado.

Espécies

O Mytilus edulis existe na costa atlântica da Europa, enquanto que o Mytilus galloprovincialis existe na região mediterrânica e na costa atlântica portuguesa. A espécie atlântica é mais alongada, enquanto que a mediterrânica tem o umbo recurvado para baixo. 

No Atlântico sul, nas Américas e em África existe o mexilhão castanho denominado Perna perna.

Culinária

Os mexilhões fazem parte da dieta dos países europeus onde se encontram naturalmente. Em Portugal, a forma mais típica como os pescadores a consumiam era assado sobre brasas, sobre uma telha . 

Os Mexilhões são também conhecidos como mariscos. São moluscos, de até seis centímetros de comprimento, casca escura, de cor castanha escura a preta envolvendo a carne avermelhada ou cor de creme. No Nordeste do Brasil, o sururu, um tipo de mexilhão, chega a oito centímetros.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário