domingo, 17 de fevereiro de 2013


Fruta-pão
 (Artocarpus incisa)

A árvore-do-pão ou fruta-pão (Artocarpus incisa) é uma árvore frutífera, aparentada com a jaca (Artocarpus heterophyllus).


Planta originária da Indomalásia (Java ou Samatra) ou da Malásia; seu fruto é base alimentar para povos ilhéus da Polinésia (Oceano Pacífico). Seus frutos são conhecidos pelo elevado valor nutricional e versatilidade culinária, sendo a base alimentar de alguns povos polinésios. 

As frutas-pão dividem-se em duas variedades: a apyrena, conhecida por fruta-pão de massa, que não possui sementes, e a seminífera, conhecida por fruta-pão de caroço, que apresenta numerosas sementes comestíveis e polpa não-comestível.

A fruta-pão também é uma árvore ornamental, de grande porte, e crescimento rápido, podendo alcançar 20 metros de altura. Longeva, vive cerca de 80 anos. 

Se for machucada, ela exsuda um látex leitoso que tem aplicações artesanais, para calafetação e como cola. 

Os frutos são grandes, redondos como melões, e chegam a pesar 3 kg. Sua casca é de cor verde-amarelada e sua polpa é amarelo-escura nas frutas de massa e amarronzada na variedade com sementes. 

As frutas de massa são ricas em amido, proteínas e vitaminas e podem ser consumidas cozidas, assadas, em doces ou até mesmo fritas. Também podem ser transformadas em farinha e utilizadas em panificação e confeitaria. 

As sementes também são comestíveis e podem ser preparadas como outras castanhas, assadas ou cozidas.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário