domingo, 17 de fevereiro de 2013


Águia-de-asa-redonda 
(Buteo buteo)

Buteo buteo, conhecido pelos nomes comuns de águia-de-asa-redonda, minhoto ou bútio (nos Açores a ssp. rotschilidi é conhecida por milhafre ou queimado), é uma ave de rapina originária do Velho Mundo.


Descrição

Tem tipicamente entre 51-57 de comprimento e 110 a 130 cm de envergadura de asas. A sua plumagem é de cor diversificada, de indivíduo para indivíduo e conforme a estação do ano. Os adultos passam uma fase em que apresentam a parte inferior do corpo e asas mais clara, podendo ser quase branca. 


É notável uma característica banda transversal branca no peito e manchas escuras nas juntas carpais. A cauda apresenta quase sempre listras transversais. Cabeça pequena e cauda curta.

Habitat e distribuição

Habita a floresta e caça habitualmente em campo aberto, preferindo áreas arborizadas com clareiras e zonas pantanosas ou de charneca.

Habita a maioria da Europa e parte da Ásia, sendo a mais comum das grandes rapaces nas sua área de distribuição. É uma ave residente exceptuando nas partes mais frias da sua área de distribuição, tal como na Escandinávia.

Comportamento

Normalmente não formam bandos, mas podem ser observados vários indivíduos juntos aquando de migrações ou em habitats óptimos.

Voa com batimentos lentos e em círculos planados. Executa com frequência curtos voos picados, aparentemente para treino.

Alimenta-se de pequenos mamíferos e carcaças de animais.

Reprodução

Fazem um ninho volumoso de ramos e gravetos numa árvore, num rochedo ou numa saliência rochosa. Põe 3 a 4 ovos brancos. A incubação demora cerca de 42 dias, sendo feita principalmente pela fêmea. As crias, realizam o primeiro voo ao fim de 40 a 45 dias.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário