quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Niala

O niala é uma espécie de antílope africano de médio porte da ordem   Artiodactyla .


O niala apresenta o maior dimorfismo sexual entre as espécies de antílopes da África. Os machos tem uma pelagem marrom escura, marcada por listras verticais brancas e manchas nos flancos e pesam mais de 100 kg. Eles têm uma crina de pelos longos nas partes inferiores, atrás do queixo até entre as pernas traseiras, eles também têm uma faixa branca muito distinta na boca e na frente dos olhos. Abaixo do tornozelo, sua pele é de cor castanho claro. Como todos os antílopes do gênero Tragelaphus, seus chifres são em espiral.

Em contraste, as fêmeas são muito menores, pesando cerca de 59 kg. A pelagem do corpo é de cor castanha avermelhada, e as finas listras brancas presentes no corpo são mais marcantes. Como outros antílopes que vivem na vegetação densa, a fêmea não tem chifres.


Os nialas se alimentam de folhas, galhos e frutos. No entanto, após as chuvas, eles também comem gramíneas frescas. Eles costumam seguir grupos de primatas, como babuínos, na esperança de encontrar frutos e flores derrubados das árvores pelos primatas.


Os nialas se reproduzem durante todo o ano, mas os picos de acasalamento são no outono e na primavera. Após um período de gestação de 220 ​​dias nasce apenas um filhote (as vezes dois). O filhote ao nascer, pesa cerca de 5 kg e permanecem escondidos de predadores durante aproximadamente 18 dias.


Os nialas habitam regiões de vegetação densa em bosques de savanas da África Austral. Eles preferem áreas próximas de fontes de água. São encontrados no Malawi, Moçambique, Zimbábue, África do Sul e Suazilândia.

Fonte: Terra Selvagem / IUCN, The Animal Files, Siyabona Africa

Nenhum comentário:

Postar um comentário