segunda-feira, 24 de dezembro de 2012


Gato-pescador

Gato-pescador (Prionailurus viverrinus), um felídeo de médio porte que habita Indochina, Índia, Paquistão, Sri Lanka, Sumatra e Java, sua pelagem é verde-oliva, com manchas dispostas longitudinalmente pelo corpo. Eles estão fortemente associados com pantanal.


São normalmente encontrados em pântanos e áreas pantanosas como lagoas marginais, caniçais, gamboas e áreas de mangue. Ao longo de cursos que foram pesquisados, esses gatos foram encontrados até em altitudes de 1.525 m, mas a maioria dos registros são de áreas de várzea. 

Os gato-pescador são amplamente distribuídos através de uma variedade de tipos de habitats (incluindo os verdes e floresta tropical seca).


Características

O gato-pescador é um gato de tamanho médio. Sua pele tem uma cor cinzento-oliva com manchas escuras arranjadas raiadas ao longo do comprimento do corpo. A cara tem uma aparência distinta com um nariz chato. O tamanho varia entre locais. Embora espécimes indígenas crescem até 80 cm de comprimento além de 30 cm da cauda, os gatos de pesca indonésio apenas atingem 65 cm, mais 25 cm cauda. 

Indivíduos indianos pesam até 11,7 kg, enquanto na Indonésia gatos-pescadores adultos pesam em até cerca de 6 kg. Eles têm membros curtos, e uma cauda curta musculosa com tamanho de metado do corpo ou até um terço do corpo.


Como seu parente mais próximo, a jaguatirica, o gato-pescador vive ao longo dos rios, córregos e manguezais. Ele está bem adaptado a este habitat, sendo um ávido nadador.

Alimentação

Como o nome indica, o peixe é a principal presa deste gato, do qual cerca de 10 peixes diferentes incluem a dieta desse animal. Também caça outros animais aquáticos, como rãs ou lagostas, e os animais terrestres, tais como roedores e aves. 

Caçam ao longo de cursos de água, agarrando as suas presas da água e, em muitos casos, mergulhando para apanhar presas que estejam distantes das margens. 

As membranas interdigitais nas suas garras ajudam a ganhar melhor tracção em ambientes lamacentos, assim como outros mamíferos que vivem em ambientes semi-aquáticos.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário