quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Elefante-africano-da-savana

O elefante-africano-da-savana é o maior animal terrestre do mundo, normalmente atingindo entre 6 - 7 m de comprimento e 3,5 - 4 m de altura, pesando entre 6.000 - 9.000 kg. O maior elefante-africano já registrado foi um espécime baleado em Angola, em 1955, que pesava 12.274 kg e 4,2 m de altura. O corpo desse espécime atualmente está em exposição no Museu de História Natural em Washington, Estados Unidos.


A espécie é caracterizada pela sua grande cabeça; duas grandes orelhas (se assemelham com o formato do continente africano) que cobrem seus ombros e ajudam a irradiar o excesso de calor; uma tromba grande e muscular; duas presas proeminentes, que são bem desenvolvidas em ambos os sexos, embora mais comumente nos machos; um pescoço curto; quatro pernas longas e pesadas e uma cauda relativamente curta.


Os elefantes normalmente se locomovem a uma velocidade média de 6 km/h, mas podem atingir velocidades de 40 km/h quando assustados ou perturbados.

Os elefantes-africanos-da-savana são herbívoros. Possuem quatro grandes molares, dois em cada mandíbula. Cada um desses molares têm 10 cm de largura e 30 cm de comprimento. São animais que vivem muito tempo e existem casos conhecidos de espécimes que viveram 80 anos em cativeiro. Esses animais ingerem em média 225 kg de vegetais diariamente. Elefantes também bebem grandes quantidades de água, cerca de 190 litros por dia.


O elefante é um animal inteligente. Experiências com raciocínio e aprendizagem mostram que eles são um dos mamíferos mais inteligentes juntamente com seus primos asiáticos. Isto se deve principalmente ao seu grande cérebro.

As manadas são formadas por fêmeas e seus filhotes, guiada pelo primogênito do sexo feminino, chamada de matriarca. A matriarca é quem decide a rota e mostra a cada um dos membros da manada todas as fontes de água que ela conhece, que serão memorizadas pelos membros da manada. As relações entre os membros da manada são muito próximas. Quando uma fêmea dá à luz os membros da manada vão até o bebê para conhecê-lo e tocá-lo; quando um elefante velho morre a manada permanece próxima ao cadáver por algum tempo. Um fato interessante é que esses animais podem reconhecer uma carcaça de sua espécie quando encontram uma durante suas viagens, e mesmo que seja um estranho, eles ficam em volta dele e as vezes até tocam com sua tromba.

O período de gestação dos elefantes-africanos-da-savana é de 22 meses e a fêmea dá à luz a um único filhote de 90 cm de altura e com cerca de 100 kg de peso.

Os elefantes-africanos adultos geralmente não têm predadores naturais devido ao seu grande tamanho, mas os filhotes, especialmente os recém-nascidos, são vulneráveis aos ataques de leões e crocodilos, e raramente aos ataques de leopardos e hienas.


Os seres humanos são os principais predadores dos elefantes. Elefantes são caçados pela carne, pele, ossos e dentes. A caça aos elefantes aumentou nos séculos 19 e 20, quando as plantações e o turismo atraiu praticantes da caça esportiva. Em 1989, a caça do elefante para o comércio de marfim foi proibida, depois de a população de elefantes ter caído de vários milhões no início do século 20 para menos de 700.000. Apesar de penas cada vez mais severas impostas pelos governos contra a caça ilegal, infelizmente a prática ainda é comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário