domingo, 2 de dezembro de 2012

Araponga

**Ameaçada de extinção**

A araponga é uma ave passeriforme da família Cotingidae. Também chamada de guiraponga, uiraponga, ferreiro e ferrador. Araponga é nome indígena e vem de ara (ave) e ponga (soar).

ESPÉCIE VULNERÁVEL (FAUNA AMEAÇADA NO ESTADO DE SÃO PAULO).


Características

Possui a cabeça achatada, boca alargada e ampla, o bico é curto. Os machos adultos são inteiramente brancos, exceto os lados da cabeça e garganta que são nus, de cor verde acobreada onde se implantam raras cerdas pretas, bico preto e pés pardos, tamanho médio de 27 centímetros. A fêmea adulta tem a parte superior verde oliva, com a cabeça cinza e a parte inferior amarela com estrias amarelo-esverdeadas e cinzento, a garganta é cinzenta onde entremeiam-se estrias negras, possui tamanho menor do que o macho. Crisso amarelo. O imaturo é semelhante à fêmea com cabeça e garganta negras, substitui as penas verdes sucessivamente por cinzento-esverdeado e brancas, as últimas em partes vermiculadas de cinzento, o macho torna-se totalmente branco com 3 anos de idade.

Araponga-fêmea


Alimentação

Alimenta-se de frutas, bagas suculentas e insetos.

Reprodução

O macho elege certos galhos de árvores, que são usados por muitos anos, para sua cerimônia de canto atraindo várias fêmeas. Os machos de outras espécies como o pavó (Pyroderus scutatus), por exemplo, se associam para cantar juntos formando uma verdadeira “arena”. Sua reprodução ocorre no final do ano. O ninho é como uma tigela rasa lembrando o de pombos silvestres. O dimorfismo ocorre a partir dos 2 anos de idade. Todo cuidado parental fica por conta da fêmea. É ela quem constrói o ninho e se incumbe da criação dos filhotes. A postura é de cerca de 2 ovos, o período de incubação de 23 dias e os filhotes saem do ninho com 27 dias de idade.

Hábitos

Tem um comportamento bastante social no grupo, que tem moradia fixa em árvores, na maioria dos casos nas emergentes (acima do dossel), podendo passar muitos anos habitando uma mesma área, até mesmo por várias gerações de uma mesma família. É uma ave migratória. Habita mata primária, floresta preservada, capoeiras com fruteiras, matas litorâneas e Mata Atlântica.

As aves pertencentes à família Cotingidae estão entre as mais eficientes disseminadoras das plantas de cujos frutos se alimentam. Isto porque o poder germinativo das sementes não é prejudicado ao passar pelo trato digestivo dessas aves, podendo ser inclusive maximizado. É procuradíssima pelo mercado de “aves de gaiola” devido ao seu canto e coloração característicos. A captura ilegal da araponga em vida livre e a crescente destruição de seu habitat são os principais motivos de ameaça.



Distribuição Geográfica

Ocorre de Pernambuco, sul da Bahia, Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, sul de Mato Grosso do Sul e regiões vizinhas da Argentina e Paraguai.

Fonte: Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário