domingo, 9 de dezembro de 2012


Abetarda-comum

A abetarda-comum (Otis tarda) é uma ave estepária da ordem otidiformes (tradicionalmente era classificada entre os   gruiformes). É a mais pesada das aves européias, sendo dificilmente observável quer pela sua timidez quer pelo decréscimo acelerado da sua população.


Na Europa a sua presença encontra-se limitada à Rússia e à Península Ibérica, em habitats relacionados com a prática de agricultura cerealífera extensiva. Em Portugal existem algumas centenas de espécimes, essencialmente no Alentejo.


Características

Comprimento: Até 0,90 m
Peso: Macho, até 16 kg
Plumagem: Marrom com listras pretas no dorso e peito branco.
Ovos 2 ou 3 de cada vez
Período de incubação: 24 dias


Comportamento

É uma ave grande, mas com um único meio de defesa: a fuga. Por causa disso, ela é extremamente esquiva e assustadiça. A menor mudança no seu ambiente familiar provoca a sua suspeita, e até mesmo uma simples pedra revirada pode torná-la cautelosa. Nunca se arrisca. Quando perturbada tende a correr para se afastar do local rapidamente, se bem que também pode levantar vôo. Passa o seu tempo escondida entre as plantações de cereais e nas estepes da Europa oriental, Norte da África e Península Ibérica. 


No inverno é encontrada também na Austrália, na Índia, no sul e no centro da África. Mas esconder-se, no seu caso, não é fácil, pois é uma das maiores aves.


A abetarda vive em bandos de cerca de 20 indivíduos, alimentando-se de plantas, sementes e insetos. Em fevereiro, começa a estação de acasalamento e o comportamento dessa ave muda muito: os grupos se desfazem e as aves andam sem rumo, até o início da época em que vão para o campo construir ninhos [carece de fontes]. Estranhamente, quando nascem os filhotes, essa ave cautelosa passa a atrair os intrusos [carece de fontes] com o objectivo de os afastar das crias.


Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário