quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Tartaruga-da-amazônia

A tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) é uma tartaruga fluvial, da família Podocnemididae, encontrada no rio Amazonas e seus afluentes.

É uma espécie de grande porte, sendo que os maiores exemplares chegam a alcançar 90 cm de comprimento ou mais e pesar até 75 kg. Mas isso é quase uma sentença de morte quando ela está fora d?água, em função de seus movimentos lentos. Possui casco preto acinzentado no dorso e amarelo com manchas escuras na parte ventral.


A carne e os ovos são bastante apreciados, constituindo a base de diversos pratos da culinária amazônica. Também é conhecida pelos nomes de araú, jurará-açu e tartaruga-do-Amazonas. Como se não bastasse, é usada como fonte de óleo para abastecer lampiões e lamparinas, matéria-prima para cosméticos, e a pele para fazer tamborins. Soma-se a isso, ainda há os componentes naturais, como o repiquete.

Trata-se da elevação rápida do nível de água dos rios, provocando a inundação das praias. Resultado: essas enchentes promovem a eliminação total ou parcial dos ovos de muitas espécies, inclusive da tartaruga-da-amazônia. 

Apesar deste prognóstico, em condições ideais, a tartaruga-da-amazônia, também conhecida como verdadeira, chega a viver mais de 100 anos. As fêmeas normalmente são maiores que os machos.

De hábitos diurnos, apesar do nome, ela é um cágado. Tartaruga, vale dizer, é um termo empregado apenas aos quelônios marinhos. Uma curiosidade: os desenhos no seu rosto funcionam como uma impressão digital e não se repetem de um indivíduo para o outro. Se alimentam de Vegetais e peixes. 


Em geral, a fêmea enterra entre 40 a 160 ovos por postura, que eclodem entre 45 e 80 dias. Para camuflá-los, usa areia para cobri-los. Assim que nascem, as tartarugas correm para o rio. O local onde nascem é chamado de tabuleiro. 

Seus filhotes também são muito pequenos e delicados ao nascerem e alvos fáceis de predadores como os urubus, as piranhas, os jacarés, os jaús e outros peixes grandes. 

Todas as tartarugas do género Podocnemis se encontram actualmente no Anexo II da Convenção CITES, assinada por mais de 100 países em todo o mundo, pelo que o seu comércio e utilização obedece a regras muito restritas. 


Vivem nas Baías dos grandes rios e lagos. É encontrado desde o norte da América do Sul (Brasil, Guianas, Venezuela e Colômbia) e bacias dos rios Amazonas e Orinoco.

Fonte: zoovirtualbr

Nenhum comentário:

Postar um comentário