quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Peixe-palmito

Peixe-palmito (Ageneiosus valenciennesi) é um peixe comum a todo o Brasil, onde também recebe os nomes de Mandobi ou Palmito-de-ferrão. Pertencendo à ordem dos peixes-gato, destes difere por não possuir os barbilhões muito grandes, são curtos e franjados, e ainda por ter a nadadeira dorsal próximo à cabeça, em formato de aguilhão.(1)


Hábita em água doce, de preferência em áreas de remansos ou o fundo dos leitos de rios de médio e grande porte com águas escuras e barrentas. Tem hábitos predominantemente noturnos (mas também é encontrado de dia).

Se Alimenta de peixes menores, camarões de água doce, pequenos anfíbios e até insetos.

A Reprodução ocorre entre novembro e fevereiro, época das cheias dos rios. Realiza a piracema junto a outros peixes. Depois de desovar, não tomam conta dos filhotes. Uma curiosidade: a fecundação é interna e a fêmea pode carregar os espermatozóides sem fecundar os ovócitos (o que lhe dá a chance de "escolher" o melhor lugar para desovar).

Há, no Brasil, pelo menos sete espécies já descritas desta família. Distingue-se o macho das fêmeas através do barbilhão ossificado e pelos raios das nadadeiras dorsal e anal, que são endurecidos.   

A diferença é não possuir os barbilhões muito grandes (que funcionam como órgão sensitivo) e por ter a nadadeira dorsal próximo à cabeça em formato de aguilhão. Também não possui escamas. Chega a medir 60 centímetros de comprimento e a ter um peso médio entre 2,5 e 3 quilos. 

Na estampa, tem coloração azul-escura no dorso, com a lateral amarelada. Tem um forte esporão nas nadadeiras peitorais e também na dorsal. Sua cabeça é larga e achatada, apresentando algumas manchas ovais negras. Tanto a boca quanto os olhos (diga-se, uma das principais características e que lhe conferem excelente visão) são muito grandes. 

Durante o dia esse peixe gosta de ficar escondido entre galhos e pedras. Com carne branca e bastante saborosa, o palmito pode ser capturado com equipamentos leves, mas vale o aviso: dá inúmeros saltos e briga bastante antes de se entregar. (2)

Fonte: (1) Wikipedia (2) Terradagente
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário