domingo, 28 de outubro de 2012


Papagaio-charão

O papagaio-charão é uma ave psittaciforme da família Psittacidae.

Predomina verde no corpo. Cabeça com mascara vermelha, asa com penas coberteiras vermelhas e um pouco de azul nas rêmiges. Cauda com amarelo nas extremindades das penas. Nas patas há pequena polaina vermelha. Tamanho médio: 35cm e peso médio: 300g.

Alimenta-se preferencialmente das sementes da conífera pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Além destas, come os frutos do pinho-bravo (Podocarpus sp.), de guabiroba, guabiju, camboatá, murta, jabuticaba e gemas florais de ipê-amarelo. Da flora exótica, pode alimentar-se de frutos de cinamomo, nêspera, pera, sementes e gemas florais de eucalipto.

Põe de 2 a 4 ovos , incubados por um período de 22 a 24 dias, uma vez por ano.Nidifica em cavidades de árvores.É nidícola, permanecendo longo período no ninho após a eclosão dos ovos.

A espécie está intimamente associada às florestas com araucárias do nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina durante o período de maturação das sementes do pinheiro-brasileiro, principalmente entre março e julho, quando os pinhões constituem o principal item alimentar dos papagaios. Nos demais meses do ano, contemplando seu período reprodutivo, o papagaio-charão distribui-se por uma ampla área, principalmente no nordeste, centro e sudeste do Rio Grande do Sul. Nesse período, ocupa uma paisagem caracterizada por pequenas formações florestais conhecidas por capões de mato, em meio a áreas abertas, hoje bastante antropizadas, constituídas por campos ou lavouras. Utiliza como dormitório áreas de pinos e eucalipto.

A captura de filhotes do papagaio-charão para ser comercializado como animal de estimação, 
é hoje o principal fator responsável pela ameaça de extinção da espécie

A redução das matas de araucárias, durante as décadas de 20 a 60, diminuiu drasticamente 
a oferta do principal item alimentar da espécie

A derrubada das matas nativas e o manejo inadequado dos “capões de mato” têm diminuido 
a oferta de locais de nidificação para os papagaios

Ave típica do sul do Brasil, com ocorrência atual nos estados de 
Santa Catarina e Rio Grande do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário