domingo, 28 de outubro de 2012


Garça-azul-grande

A garça-azul-grande (Ardea herodias) é uma ave da ordem dos Pelecaniformes da família Ardeidae.Possui cinco subespécies.

Mede de 91 a 137 cm, seu peso varia de 2,3 a 3;6 kg, possui batidas de asa lentas e fortes e quando pertubado, da um chamado rude. 

Alimenta-se de peixes grandes, mas come animais de todos os tipos e tamanhos. Alimenta-se principalmente espreitando a presa, mas também alimenta-se nadando ou mergulhando. Geralmente é vista perto de barcos de pesca e de lagoas de criação de peixes. Pode alimentar-se durante todo o dia e na costa, seu horário de alimentação depende das marés.


Começa a fazer seus ninhos no fim do inverno e início da primavera, entretanto em áreas de clima tropical podem aninhar em quase todo o ano. Eles aninham-se mais frequentemente em colônias pequenas. 

Os ninhos são quadrados, ficam em árvores altas com zonas aquáticas de alimentação perto e consistem de plataformas de galhos com 0,5 a 1 m. Põem de 2 a 7 ovos, aumentando do sul para o norte.A incubação dura aproximadamente 28 dias. A mortalidade é alta e apenas 1 ou 2 filhotes chegam a enpenar completamente.


Na época de reprodução vive em grande parte da América do Norte com exceção das montanhas altas e desertos,na América Central e em certas ilhas do Caribe e do Pacífico.Fora da época de reprodução vive no litoral e sul da América do Norte,Caribe,litoral do México,América Central,raramente até o Panamá,norte da América do Sul,alcançando até o Brasil.

Vive em uma variedade de ambientes, como pântanos de água doce e salgada,estuários, pradarias, campos agrícolas inundados e pastos, lagos, praias, bancos de areia em rios, pastos de terra seca e lagunas litorais.Gosta de ficar em água rasa e empoleirado em vegetação próxima.Pode alimentar-se tanto na água ou na sua margem.

Fonte: Wikipedia

Um comentário:

  1. Vi uma dessa na praça Batista Campos(Belém-Pará),acredito que devido as queimadas nas florestas e também porque a praça tem grandes lagos cheios de tilápias.

    ResponderExcluir