domingo, 28 de outubro de 2012


Alce

O alce (Alces alces) é um cervídeo. É o maior dos cervos, podendo atingir mais de 2 metros de altura ao nível dos ombros e pesar mais de 700 kg no caso dos machos (as fêmeas são consideravelmente menores). Distingue-se dos restantes membros da família através do tipo particular de galhadas. Estas, que podem atingir 1,60 m de amplitude, presentes geralmente apenas nos machos, têm uma secção c
ilíndrica e um formato de taça. É um animal típico das regiões circumpolares, sendo que na Europa se encontra essencialmente na Finlândia e Suécia. Seus chifres longos, ao contrário do que muitos possam pensar, servem para amenizar a temperatura corpórea no verão. Ele costuma viver por cerca de 20 anos.


Os alces têm pernas longas e o pescoço pequeno, o que os impede de pastar das ervas do chão. Estes animais ruminantes alimentam-se de rebentos e folhas de árvores e de plantas aquáticas, pelo que se encontra essencialmente em ou na proximidade de florestas. O seu comportamento é geralmente tímido, mas os machos podem tornar-se violentos durante a época de acasalamento e as fêmeas defendem as crias de qualquer aproximação humana. No entanto, o principal perigo que os alces representam para o ser humano é na estrada, onde podem provocar graves acidentes, sobretudo na Primavera quando os animais aproveitam o sal lançado no pavimento de algumas estradas na América do Norte como compensação nutricional.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário